
Mesa redonda na ABRASCO: A implementação do PMAQ e de programas internacionais de pagamento por desempenho (P4P/PBF)
MESA REDONDA – MR11 - A implementação do PMAQ e de programas internacionais de pagamento por desempenho (P4P/PBF): seus efeitos no fortalecimento de sistemas de saúde –
(TRADUÇÃO SIMULTÂNEA) - 29/07/2018 / 11:50-13:10 - Grandes Tendas - Auditório David Capistrano - A s/n (300 pax)
Objetivo: Esta mesa redonda reúne análises internacionais na área de Política e Pesquisa em Sistema de Saúde (Health Policy and System Research - HPSR), sobre programas de pagamento/ financiamento do desempenho (PBF / P4P) na atenção primária à saúde em países de renda média e baixa, bem como sobre o processo de implementação/re-desenho do PMAQ no Brasil. O intuito é permitir uma reflexão comparativa sobre como estes programas de P4P / PBF podem afetar (ou não) o fortalecimento de sistemas de saúde. Considerando ainda a lacuna relevante que se observa em relação a análises/avaliações do PMAQ no Brasil (Saddi e Peckham, 2017) e a consequente lacuna de estudos em HPSR vinculados a este programa brasileiro, esta mesa redonda também mostra-se como oportunidade para trazer o debate / conhecimento em HPSR relacionado à programas de P4P / PBF para o Brasil.
Organização geral: Fabiana C. Saddi, Universidade Federal de Goiás/UFG e British Academy’s Newton Advanced Fellow
Coordenação da Mesa: Amélia Cohn, Universidade de São Paulo/USP e CNPq, (VIDEO)
Palestrantes:
Davllyn Santos Oliveira dos Anjos/ Allan Nuno Sousa, Department of Basic Health, Brazilian Ministry of Health – Re-desenho, desafios e possibilidades do PMAQ. (Foto)
Debatedor: Luciano Bezerra Gomes, Universidade Federal da Paraíba/ UFPB. (Foto)